Leticia Spiller e Josie Pessoa prestigiam Abertura da exposição Jorge Guinle

Fotos Vera Donato

Leticia Spiller e Josie Pessoa prestigiam abertura da exposição Jorge Guinle na Inauguração do Pavilhão Expositivo Danielian Galeria, na Gávea.

No circuito artsy em torno da ArtRio, a exposição “Jorge Guinle – Uma pincelada certa vale mais do que uma boa ideia” aberta pela Danielian Galeria, na Gávea, recebeu 300 pessoas, não só do Rio, mas de outras cidades. Nem a chuva, que depois amainou, atrapalhou a celebração. Com mais de 85 obras, entre pinturas e desenhos (inéditos) do grande pintor Jorge Guinle (1947-1987), além de homenageá-lo, os irmãos Ludwig e Luiz Danielian inauguraram um pavilhão expositivo construído no terreno da Galeria, que acrescenta 600 metros quadrados aos 900 metros quadrados da casa principal da instituição. Um espaço coberto entre as duas edificações abrigará um café, para atender ao número crescente de visitantes. Ontem os drinques feitos com Bombay Sapphire eram nomeados com pinturas na mostra: “Berlin Affair”, “Listen to the Blues”, “Night in Tunísia”.

Os curadores Marcus Lontra Costa – responsável pela histórica mostra “Como Vai Você, Geração 80?”, em 1984, na EAV Parque Lage, junto com Paulo Roberto Leal (1946-1991) e Sandra Magger (1956-2018) – e Rafael Peixoto agruparam as obras de acordo com os períodos de criação do artista. Na primeira sala, as impactantes pinturas produzidas em 1987, ano da morte de Jorge Guinle, em que após pintar, ele girava as telas para que as tintas escorressem sobre o que já estava feito. Na sala ao lado, as obras feitas no início dos anos 1980, com uma presença maior do fundo branco. No andar de cima, os desenhos inéditos feitos pelo artista, e telas dos anos 1980 e uma da década de 1960.  

No novo pavilhão, o imponente espaço foi reservado para as pinturas criadas entre 1983 e 1987, que caracterizam a produção do artista, considerado um dos principais na arte brasileira século 20, com relevância internacional no âmbito da abstração, e uma referência para a chamada Geração 80. As obras são oriundas de diversas coleções particulares.

Marcus Lontra Costa afirma: “Jorge Guinle é o pintor da tensão entre o expressionismo abstrato e a arte pop produzidos nos EUA, vertentes que parecem conflitantes mas que na verdade servem de provocação para a ação contemporânea”.  

Rafael Peixoto complementa, assinalando que “a obra de Guinle não tem apenas importância local, mas também relevância internacional no que se refere tanto à gestualidade da pintura como na relação com um processo de abstração, herdeiro da action painting [pintura abstrata e gestual] e também do expressionismo”.

VEJA TAMBÉM

Publicidade:
Publicidade:
A Garota de Ipanema Helo Pinheiro completa 82 anos de idade 
#helopinheiro #garotadeipanema #girlfromipanema @helopinheiro1
Roberto Justus e a mulher Ana Paula Siebert se pronunciam publicamente repudiando quem desejou morte para a filha deles de cinco anos só porque a menina apareceu usando uma de suas bolsas de luxo,  de grife.
#robertojustus #anapaulasiebert
Falece o ator Julian McMahon aos 56 anos de idade. Ele vinha travando uma longa batalha contra um câncer. O ator ficou muito conhecido por dar vida ao Dr Destino dos primeiros filmes do Quarteto Fantástico. #julianmcmahon #drdoom #doutordestino #drdestino #doctordoom
Wanessa falou em podcast sobre como está o relacionamento com Dado Dolabella 
#wanessacamargo #lucianagimenez @wanessa @lucianagimenez
Terry Crews ganhou um pôster autografado de Cidade de Deus. O ator se emocionou e disse que ama o Brasil 
#terrycrews #cidadededeus @terrycrews
A brasileira Anna Flávia Camargo lamenta profundamente o falecimento do ator Michael Madsen, ícone do cinema internacional, conhecido por clássicos como Cães de Aluguel. Em 2014, Anna viveu um dos momentos mais emblemáticos de sua carreira ao contracenar com o astro em Los Angeles, numa cena dirigida pelo renomado produtor global Frederico Lapenda, de um filme chamado Disputa Implacável, ao qual foi um projeto piloto.

“Atuar ao lado de Michael foi, sem dúvida, um divisor de águas na minha vida artística. Ele era intenso, generoso e autêntico. Uma experiência que carrego até hoje como um marco na minha trajetória”, declara a atriz.
#michaelmadsen #annaflaviacamargo @annaflaviacamargo.oficial
Publicidade:
Publicidade: