A Rainha da bateria do Império Serrano, Quitéria Chagas, recebeu uma homenagem especial da Câmara Municipal do Rio de Janeiro no último sábado (13).
A cerimônia, realizada no Baródromo, marcou o primeiro Dia Nacional da Mulher Sambista, data em homenagem ao aniversário da saudosa Dona Ivone Lara, conforme estabelecido recentemente por lei do ex-deputado federal Chico D’Angelo e iniciativa Sambistas da Depressão.
A moção honrosa extraordinária concedida a Quitéria Chagas, por iniciativa de JP Farelli, protocolado pelo Vereador Marcos Paulo, por sua defesa na recente Lei do Dia Nacional da Mulher sambista e reconhece sua destacada trajetória como mulher e sambista na cena cultural carioca, ressaltando sua significativa contribuição para o enriquecimento do patrimônio cultural do Brasil por meio do samba, foi a primeira concedida a uma Rainha de Bateria.
O evento foi uma celebração emocionante, não apenas em homenagem a Quitéria, mas também como um tributo a todas as mulheres sambistas do Rio de Janeiro.
“É uma honra ser a primeira Rainha de Bateria a receber essa honrosa homenagem da moção, especialmente pela minha defesa da lei do Dia Nacional da Mulher Sambista e pelas lutas pela valorização das mulheres no samba ao longo dos meus mais de 20 anos de carreira. Este feito é ainda mais significativo por seguir o legado de Dona Ivone Lara, pioneira em dar voz às mulheres do samba. Abrir caminhos para a valorização das mulheres no samba é essencial. Não somos apenas um corpo, temos voz e poder de fala para pautas de políticas públicas e na valorização do samba e das mulheres.”
contou Quitéria.