Velha Guarda da Portela se apresenta para celebrar os 120 anos de Paulo da Portela

Grupo de baluartes da Azul e Branco de Madureira realiza evento com ingressos limitados, feijoada e transmissão gratuita em formato de live.
Velha Guarda da Portela 2021 – Foto: Divulgação

Majestade do samba carioca, a Velha Guarda da Portela voltará ao palco no próximo dia 18 de setembro, a partir das 15h, com um show especial comemorando os 120 anos de Paulo da Portela, fundador da Azul e Branco de Madureira, que faria aniversário em 18 de julho.

O evento será realizado de maneira híbrida, com camarotes limitados já à venda e transmissão gratuita em formato live. Os que preferirem acompanhar in loco, poderão desfrutar da tradicional feijoada da escola, a partir das 13h. As vendas de mesas e camarotes são realizadas exclusivamente através do telefone: (21) 3217-1604, das 9 às 17h. Não haverá venda de ingressos no local.

Destinado não apenas aos portelenses, mas a todos que não dispensam um bom samba, o evento celebrará o legado de Paulo da Portela e a trajetória do grupo que segue sendo comandado por Monarco e Tia Surica, duas lendas vivas do cânone da Águia. A apresentação será transmitida simultaneamente através dos canais no YouTube da produtora audiovisual Fitamarela e no da escola, a Portela TV.

Velha Guarda da Portela 2021 – Foto: Divulgação

A Velha Guarda da Portela tem sua origem em 1970, quando o sambista Paulinho da Viola reuniu os baluartes mais representativos da escola para gravar o álbum “Portela Passado de Glória”. A iniciativa foi tomada para preservar os fenomenais sambas que eram tocados nos eventos da escola e que não tinham registro para além das memórias dos presentes.

A Portela foi a primeira escola a ter uma velha guarda show organizada em grupo musical, abrindo precedentes para a valorização dos integrantes que fizeram história também em outras agremiações. É tempo de celebrarmos a música brasileira em vida – como bradam no hino da Velha Guarda da Portela: “Estamos aí, como vocês estão vendo / Estamos velhos, mas ainda não morremos.”

Além de ter sido um dos fundadores da Azul e Branco de Madureira, Paulo da Portela lutou para mudar a imagem estereotipada e preconceituosa que se tinha dos sambistas. Foi o primeiro presidente da escola e também uma das figuras mais importantes do samba.

O cantor, compositor e escritor Nei Lopes, em seu livro “Guimbaustrilho”, definiu Paulo da Portela como “uma das maiores personalidades do mundo do samba em todos os tempos. Foi, em sua época, como compositor e dirigente, e a seu modo, um dos grandes defensores e propagadores da cultura dos negros. Movimentando-se entre as fronteiras que separavam as classes mais favorecidas da sua e, assim, levando políticos e artistas e intelectuais burgueses até o mundo do samba e conduzindo as escolas até a proximidade do poder, foi um dos maiores alavancadores do processo de aceitação do samba pela cultura dominante”.

O evento conta com os apoios da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Lupa Comunicação, Fitamarela e Pitú

Velha Guarda da Portela 2021 – Foto: Divulgação

Serviço – Velha Guarda da Portela celebra 120 anos de Paulo da Portela
Data: 18/10
Horários
Abertura da casa: 13h
Show: 15h
Ingressos limitados:
Mesa p/4 pessoas: 80,00
Camarotes inferiores p/15 pessoas: 400,00
Camarotes superiores p/15 pessoas: 500,00
Vendas através dos telefones:
(21) 3217-1604 e (21) 96417-6068, entre 9 e 17h
Local: Quadra da Portela – Rua Clara Nunes 81, Oswaldo Cruz

A apresentação será transmitida simultaneamente através dos canais no YouTube da produtora audiovisual Fitamarela e no da escola, a Portela TV.

VEJA TAMBÉM

Publicidade:
Publicidade:
Boninho encontrou-se com Rodrigo Carelli e conheceu A Fazenda 

•
Então!!! @afazendarecord cheguei!!! @rodrigomcarelli obrigado pelo carinho de toda equipe! Bora!!!! #boninhonafazenda #boninho #rodrigocarelli
A atriz Karen Junqueira está esperando sua filha Catarina

•
Esperar a chegada de uma criança é algo que movimenta a gente de um jeito que eu jamais imaginei…
Como é transformador gerar um novo ser dentro de você,  mudanças no corpo, sentimentos que oscilam, se intensificam, se transformam o tempo todo. Assim foram os últimos meses, de muita reflexão e mudança! 

Em seguida, vem o momento de contar a notícia às pessoas amadas.
E então acontece algo lindo: muitos têm os olhos marejados, outros choram abertamente.. risadas contagiantes! 
A chegada de uma criança amolece os corações.
Ela traz esperança para o novo,  uma criança inocente é um verdadeiro anjo de luz, um sinal de alegria e um sinal de renovação em uma família…

Assim foram as reações que recebi ao contar, uma a uma, às pessoas mais queridas da minha vida.

Venha, Catarina.
Mamãe já te ama. 💕 
#karenjunqueira #pregnant #gravida  @karenjunqueira
Quem lembra da Jaque e Urubu em Malhação. Joana Balaguer e Marco Antônio Gimenez se reencontraram para brincar no Passa ou Repassa
#joanabalaguer #marcoantoniogimenez @joanabalaguer @marcoagimenez
Selton Mello mostrou como foi a premiere de Anaconda em Los Angeles.
#seltonmello #anaconda @seltonmello @jackblack @thandiwenewton
Dançarinas são assim. Fátima Bernardes fez um vídeo com Ana Botafogo
#fatimabernardes #anabotafogo @fatimabernardes @anabotafogooficial
Madonna prestigiou um evento organizado pelo filho, Rocco, em Londres. A estrela acompanhou o artista nesta sexta-feira (12), na abertura de sua nova exposição de arte, “Talk Is Cheap”.
#madonna @madonna
A atriz Ana Rosa, de 81 anos de idade, reencontrou o ex-marido e humorista Dedé Santana, de 87, na peça da filha caçula do humorista, a atriz Yasmim Sant’anna, de 27, em cartaz com a peça Violetas na Janela, dirigido e estrelado por Ana.
Ana Rosa e Dedé foram casados de 1958 a 1961. O casal teve dois filhos, Maria Leone e Maurício, que morreu de forma precoce ainda criança por conta de uma leucemia.
 Ana Rosa já falou sobre o casamento com Dedé, com quem chegou a morar no circo e se casou aos 16 anos.
“Casei aos 16 anos e nunca tinha namorado. Depois que meu avô vendeu o circo, fomos para São Paulo, e o Dedé, que tinha 22 anos, procurava bailarinas para o circo dele. Fui contratada e depois de três meses começamos a namorar. Quando fomos ao cinema, com nossas mães, ele perguntou se eu queria casar e me beijou, mas não gostei muito. Falei com minha mãe e a reação foi a que menos esperava. Ela disse: “Então casa”, e nos deu uma barraquinha de madeira de presente de casamento, que foi nossa casa. Fiquei grávida em três meses”, contou.

#dedesantana #anarosa @dedesantanaoficial @atrizanarosa
Hariany não vai mais desfilar pela Imperatriz Leopoldinense em 2026, ela foi desligada por causa de falas polêmicas sobre influencers no carnaval 
#hariany #harianyalmeida 
📷Daniel Pinheiro
Publicidade:
Publicidade: