Velha Guarda da Portela se apresenta para celebrar os 120 anos de Paulo da Portela

Grupo de baluartes da Azul e Branco de Madureira realiza evento com ingressos limitados, feijoada e transmissão gratuita em formato de live.
Velha Guarda da Portela 2021 – Foto: Divulgação

Majestade do samba carioca, a Velha Guarda da Portela voltará ao palco no próximo dia 18 de setembro, a partir das 15h, com um show especial comemorando os 120 anos de Paulo da Portela, fundador da Azul e Branco de Madureira, que faria aniversário em 18 de julho.

O evento será realizado de maneira híbrida, com camarotes limitados já à venda e transmissão gratuita em formato live. Os que preferirem acompanhar in loco, poderão desfrutar da tradicional feijoada da escola, a partir das 13h. As vendas de mesas e camarotes são realizadas exclusivamente através do telefone: (21) 3217-1604, das 9 às 17h. Não haverá venda de ingressos no local.

Destinado não apenas aos portelenses, mas a todos que não dispensam um bom samba, o evento celebrará o legado de Paulo da Portela e a trajetória do grupo que segue sendo comandado por Monarco e Tia Surica, duas lendas vivas do cânone da Águia. A apresentação será transmitida simultaneamente através dos canais no YouTube da produtora audiovisual Fitamarela e no da escola, a Portela TV.

Velha Guarda da Portela 2021 – Foto: Divulgação

A Velha Guarda da Portela tem sua origem em 1970, quando o sambista Paulinho da Viola reuniu os baluartes mais representativos da escola para gravar o álbum “Portela Passado de Glória”. A iniciativa foi tomada para preservar os fenomenais sambas que eram tocados nos eventos da escola e que não tinham registro para além das memórias dos presentes.

A Portela foi a primeira escola a ter uma velha guarda show organizada em grupo musical, abrindo precedentes para a valorização dos integrantes que fizeram história também em outras agremiações. É tempo de celebrarmos a música brasileira em vida – como bradam no hino da Velha Guarda da Portela: “Estamos aí, como vocês estão vendo / Estamos velhos, mas ainda não morremos.”

Além de ter sido um dos fundadores da Azul e Branco de Madureira, Paulo da Portela lutou para mudar a imagem estereotipada e preconceituosa que se tinha dos sambistas. Foi o primeiro presidente da escola e também uma das figuras mais importantes do samba.

O cantor, compositor e escritor Nei Lopes, em seu livro “Guimbaustrilho”, definiu Paulo da Portela como “uma das maiores personalidades do mundo do samba em todos os tempos. Foi, em sua época, como compositor e dirigente, e a seu modo, um dos grandes defensores e propagadores da cultura dos negros. Movimentando-se entre as fronteiras que separavam as classes mais favorecidas da sua e, assim, levando políticos e artistas e intelectuais burgueses até o mundo do samba e conduzindo as escolas até a proximidade do poder, foi um dos maiores alavancadores do processo de aceitação do samba pela cultura dominante”.

O evento conta com os apoios da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Lupa Comunicação, Fitamarela e Pitú

Velha Guarda da Portela 2021 – Foto: Divulgação

Serviço – Velha Guarda da Portela celebra 120 anos de Paulo da Portela
Data: 18/10
Horários
Abertura da casa: 13h
Show: 15h
Ingressos limitados:
Mesa p/4 pessoas: 80,00
Camarotes inferiores p/15 pessoas: 400,00
Camarotes superiores p/15 pessoas: 500,00
Vendas através dos telefones:
(21) 3217-1604 e (21) 96417-6068, entre 9 e 17h
Local: Quadra da Portela – Rua Clara Nunes 81, Oswaldo Cruz

A apresentação será transmitida simultaneamente através dos canais no YouTube da produtora audiovisual Fitamarela e no da escola, a Portela TV.

VEJA TAMBÉM

Publicidade:
Publicidade:
A Garota de Ipanema Helo Pinheiro completa 82 anos de idade 
#helopinheiro #garotadeipanema #girlfromipanema @helopinheiro1
Roberto Justus e a mulher Ana Paula Siebert se pronunciam publicamente repudiando quem desejou morte para a filha deles de cinco anos só porque a menina apareceu usando uma de suas bolsas de luxo,  de grife.
#robertojustus #anapaulasiebert
Falece o ator Julian McMahon aos 56 anos de idade. Ele vinha travando uma longa batalha contra um câncer. O ator ficou muito conhecido por dar vida ao Dr Destino dos primeiros filmes do Quarteto Fantástico. #julianmcmahon #drdoom #doutordestino #drdestino #doctordoom
Wanessa falou em podcast sobre como está o relacionamento com Dado Dolabella 
#wanessacamargo #lucianagimenez @wanessa @lucianagimenez
Terry Crews ganhou um pôster autografado de Cidade de Deus. O ator se emocionou e disse que ama o Brasil 
#terrycrews #cidadededeus @terrycrews
A brasileira Anna Flávia Camargo lamenta profundamente o falecimento do ator Michael Madsen, ícone do cinema internacional, conhecido por clássicos como Cães de Aluguel. Em 2014, Anna viveu um dos momentos mais emblemáticos de sua carreira ao contracenar com o astro em Los Angeles, numa cena dirigida pelo renomado produtor global Frederico Lapenda, de um filme chamado Disputa Implacável, ao qual foi um projeto piloto.

“Atuar ao lado de Michael foi, sem dúvida, um divisor de águas na minha vida artística. Ele era intenso, generoso e autêntico. Uma experiência que carrego até hoje como um marco na minha trajetória”, declara a atriz.
#michaelmadsen #annaflaviacamargo @annaflaviacamargo.oficial
Faleceu o ator Michael Madsen aos 67 anos de infarto em sua casa na Califórnia. O ator ficou muito conhecido por atuar em 5 filmes dirigido por Quentin Tarantino como: Cães de Aluguel, Kill Bill 1 & 2, Os Oito Odiados e Era Uma Vez em Hollywood.
Ele também atuou em Free Willy 1 & 2, A Experiência 1 & 2, Thelma e Louise, dentre outros.
#michaelmadsen #mrblonde #mrblond #budd
Publicidade:
Publicidade: