Encontro de Sanfoneiros de Rio de Contas Celebra a União Cultural entre Músicos de Diversas Regiões do Brasil

O artista Piazzito participou de uma enriquecedora oficina de música, abrilhantando a oficina de sanfona durante o II Encontro de Sanfoneiros de Rio de Contas, ao lado de renomados músicos como Mestre Gennaro, outros sanfoneiros. A ocasião também contou com palestras sobre a história da música, ministradas por Del Feliz e Flávio Leandro, que proporcionaram uma visão ampla sobre a cultura musical do Nordeste e do Sul. O evento, promovido e conduzido por Del Feliz, foi uma imersão intensa no universo musical e cultural dessas regiões.

Além do workshop de sanfona, a programação incluiu outras atividades culturais, como uma oficina de dança, feira de artesanato, apresentações de capoeira, celebrações das tradições locais com o Terno de Reis das Pastorinhas e rodas de conversa sobre as tradições nordestinas. As noites foram marcadas por shows de grandes nomes do forró e da música nordestina e nacional, como Del Feliz, Piazzito, Chambinho do Acordeon, Mestrinho, Mariana Aydar, Flávio Leandro, Nonato Lima, Claudinho do Acordeon, Emili Pinheiro, Juninho do Acordeon e Alírio Júnior.

Piazzito destacou a importância do evento não apenas como espaço de aprendizado, mas também de conexão artística e cultural entre diferentes regiões do Brasil. Para ele, a sanfona é um instrumento que, junto com sua voz, forma a base de sua pesquisa musical. Ele descreve sua trajetória de estudo com professores que lhe ensinaram metodologias avançadas, ajudando-o a desenvolver uma linguagem capaz de conectar-se com outros músicos e artistas.

“Quando tenho a oportunidade de estar ao lado de Del Feliz, Mestre Gennaro, Flávio Leandro, Nonato Lima, Mestrinho que são grandes compositores, realmente me sinto em família, porque nossa energia comunga com a ideia de reportar a existência através da arte,” revela Piazzito.

Ele ainda destaca o valor dessa integração cultural entre o sul e o nordeste, ressaltando como a união de estilos musicais tão representativos é essencial para a evolução artística. “A integração pontua essa aproximação como a verdadeira evolução da integração cultural dos povos. É essa aproximação que faz a diferença. Precisamos de mais encontros assim, rodas de conversa e palestras que agreguem os jovens, pois isso é uma forma de traduzir o processo criativo de um artista.”

O II Encontro de Sanfoneiros de Rio de Contas se consolida, assim, como um espaço vital para a celebração e preservação da rica cultura nordestina, reunindo grandes nomes da música nacional e inspirando novas gerações.

VEJA TAMBÉM

Publicidade:
Publicidade:
Galvão Bueno detona a possibilidade da camisa da seleção brasileira ser vermelha e que a camisa azul não vai ser mais usada
#galvaobueno #galvãobueno #camisavermelha @galvaobueno
Rita Guedes mostrou como curtiu o show de Roberto Carlos nos 60 Anos da Globo, ao lado de Helena Ranaldi. Elas foram irmãs na novela Despedjda de Solteiro. 
#ritaguedes #helenaranaldi @ritaguedes @helenaranaldi #despedidadesolteiro
Quem lembra da novela Despedida de Solteiro, a primeira novela de Rita Guedes, na qual ela era a filha da atriz Ana Rosa. O Reencontro delas ocorreu na festa de 60 anos da Globo
#ritaguedes #anarosa @ritaguedes
MairaCardi anunciou durante as férias que esta grávida de Thiago Nigro.
#mairacardi #thiagonigro @mairacardi @thiago.nigro
Quanto mais magra estava, mais campanha eu fechava’, desabafou Mariana Goldfarb. 😢 A influenciadora de 35 anos foi ao WOWcast e falou sobre a pressão estética que ronda a indústria da moda, e o que a fez desenvolver anorexia quando se tornou modelo. #marianagoldfarb @marianagoldfarb
Wanessa Camargo encontra Chitãozinho e Xororó no Troféu Imprensa 
#wanessacamargo #chitaozinhoexororó #chitãozinhoexororó @chxoficial @wanessa
Marina Ruy Barbosa brilhou em Dubai ao ser homenageada como “Ícone Global de Moda” no EMIGALA Awards, um dos maiores eventos da indústria fashion e de beleza. A atriz recebeu o prêmio na noite desta quarta-feira (23), na cerimônia que celebra tendências e talentos mundiais.
#marinaruybarbosa @marinaruybarbosa
As Isadoras são do Fantástico. Em 1987, Isadora Ribeiro fez aquela icônica abertura saindo de dentro d’água e dançando. Agora quem vai fazer a nova abertura é Isadora Cruz, que essa semana fez a icônica cena na qual sua personagem faz o sinal mundial de ajuda das mulheres, que estão em situação de risco em relacionamentos. #isadoracruz @isadoracruz
Publicidade:
Publicidade: